ALTERAR O
TAMANHO DA LETRA

Últimas Notícias




Processo seletivo do PROUNI





A FAPA participa do PROUNI - Programa do MEC que concede bolsas de estudos integrais e parciais (50%) em cursos superiores. Para conhecimento das condições e dos procedimentos da seleção do PROUNI, consulte: siteprouni.mec.gov.br e acesse também o Manual do Bolsista.

Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior, e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco (deve ter obtido nota superior a zero na redação). Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa, e além disso, deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

• ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
• ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada;
• ser pessoa com deficiência;
• ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.

Fique atento ao período de inscrições e demais informações:
siteprouni.mec.gov.br

Legislação / Portarias
Toda a Legislação e Portarias do Ministério da Educação encontra-se no site do ProUni através do endereço abaixo.
http://prouniportal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&Itemid=122

Bolsa Permanência
A Bolsa Permanência é um benefício com valor máximo equivalente ao praticado na política federal de bolsas de iniciação científica, destinada exclusivamente ao custeio das despesas educacionais de beneficiário de bolsa integral do Programa Universidade para Todos - ProUni. Destina-se a estudantes com bolsa integral em utilização do Prouni, matriculados em cursos presenciais com no mínimo 6 (seis) semestres de duração e cuja carga horária média seja igual ou superior a 6 (seis) horas diárias de aula, de acordo com os dados cadastrados pelas instituições de ensino junto ao MEC. A seleção dos bolsistas aptos ao recebimento da Bolsa Permanência é realizada mensalmente, no primeiro dia de cada mês, observado o cálculo da carga horária e a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério da Educação.
http://prouniportal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=125&Itemid=141

Documentação para comprovação de informações
Confira aqui a relação de documentos solicitados pela FAPA

Dúvidas e informações sobre o ProUni - 0800 616161













Portal Aluno/Professor

O usuário deve ter o seguinte formato: alu + número da matrícula sem os zeros à esquerda. Ex.: 000123456 = alu123456
Central de Serviços


Calendário