APRESENTAÇÃO

Vivemos em um mundo em que a linguagem, manifestação social por excelência, se mostra cada vez mais múltipla, quer na sua expressão verbal, quer na visual, levando-se em conta os diversos suportes já existentes há mais tempo e aqueles advindos dos avanços das novas tecnologias.
Nos ensinos de língua – tanto materna quanto estrangeira – e de literatura, seja em que nível for, não podemos alienar-nos dessa realidade. Desse modo, seguindo uma tradição da Faculdade Porto-Alegrense, Instituição para quem dá valor ao conhecimento, buscamos abrir, com o SINAL – Seminário Integrado Nacional das Linguagens, um espaço para que se possa não apenas promover discussões sobre o assunto, mas também propor alternativas que visem a proporcionar melhorias para o ensino e a aprendizagem na área das linguagens, pensadas em sentido amplo. Tal atitude, por conseguinte, reflete-se em todas as outras áreas de ensino. Isso, por seu turno, traz consequências positivas para a comunidade como um todo, tendo em vista que o grande propulsor para o desenvolvimento de uma sociedade é a educação, através da qual cidadania deixa de ser apenas um termo presente em muitos discursos e passa ser realidade vivida.
Os resultados da primeira edição justificaram a realização do II SINAL. De um evento para o outro, crescemos, não só quantitativa, mas também qualitativamente. Contudo, reconhecemos, muito temos ainda a aprender, a compartilhar, a crescer.
Das convivências e dos partilhares da segunda edição do evento, ocorrida em 2009, alguns resultaram em artigos, que ora são disponibilizados nestes An@is do SINAL.

Profª Maria Luci de Mesquita Prestes
Coord. Com. Org. II SINAL

 

 

Maio 2017
S T Q Q S S D
     
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031